O Curso “Noções Básicas de Educação Financeira” é o resultado de tema debatido no 20º Encontro Consumo e Regulação: “Como o banco deve lidar com seus clientes?”, ocorrido no dia 11 de outubro de 2018, em Belo Horizonte; e a compilação de objetos de aprendizagem cedidos ao MPMG pelo Ministério Público Federal. Além das noções básicas sobre educação financeira, apresenta formas de conquistar o equilíbrio nas finanças.

Público-alvo: interessado em obter conhecimento para o alcance do equilíbrio nas finanças.

Carga Horária: 20 horas 

Plano de Curso: clique aqui

Este curso presta informações e orientações ao estagiário que se ingressa na instituição, conscientizando-o da importância de uma atuação eficaz no trabalho para o crescimento profissional e o bom desempenho do setor.

Público-alvo: Estagiários do Procon-MG

Plano de cursoclique aqui

Carga Horária: 9 horas

Inscrição: Solicite a chave de acesso pelo e-mail eedcvirtual@mpmg.mp.b

Este curso comenta a RDC Anvisa 216/2004, discute e orienta sobre a manipulação e sobre a exposição de alimentos pelos estabelecimentos comerciais, apresentando requisitos, cuidados e deveres próprios desse serviço, trazendo exemplos e casos reais relatados por agentes fiscais que atuam na área.

Público-alvo: Fornecedores(as) de serviços de alimentação.

Plano de curso: Acesse aqui

Carga horária: 5 horas

Formato do curso: Tutoria para esclarecimento de dúvidas

Certificado: Sim

O SINDEC integra Procons de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal e permite o registro de demandas individuais de consumidores, bem como a gestão dos procedimentos que tratam as demandas. Dessa forma, ele consolida os registros em bases locais e forma um banco nacional de informações sobre problemas enfrentados por consumidores. Este treinamento resulta da gravação da ação presencial de treinamento ocorrida em 2017.

Público-alvo: Integrantes do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor

Plano de curso: Acesse aqui

Certificado: Sim

Inscrição: Solicite a chave de acesso pelo e-mail eedcvirtual@mpmg.mp.br.

Este curso apresenta o Programa Procon Mirim e fornece aos(às) interessados(as) em se tornar parceiros(as) desse programa os conteúdos que são ofertados aos(às) educadores(as) para a implantação dele nas escolas.

Público-alvo: Interessados(as) em conhecer a capacitação ofertada pelo Programa Procon Mirim aos(às) educadores(as) e estabelecer parceria para a implantação dele.

Certificado: Não há emissão de certificado.
 
Atenção: Interessados(as) em acessar esta modalidade do treinamento deverão identificar-se (nome completo, contato  e órgão que representa) por meio do e-mail eedc@mpmg.mp.br para, se for o caso, receber a chave de acesso a ele.

Este curso estimula reflexões sobre segurança alimentar e nutricional, publicidade de alimentos, rotulagem nutricional, direito humano à alimentação adequada e saudável, por meio de uma abordagem transdisciplinar entre os conhecimentos de saúde, nutrição e direito do consumidor para impor limites ao setor de alimentos industrializados.

Público-alvo: Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, nutricionistas, educadores(as) e sociedade em geral.

Plano de curso: Acesse aqui

Carga horária: 10h

Certificado: Sim

Este curso é o resultado de temas debatidos no XXVII curso presencial sobre Código de Defesa do Consumidor para a população, nos dias 28/29 e 30 de agosto de 2018, em Belo Horizonte. Ele trata dos pontos mais polêmicos nas relações de consumo; promovendo reflexões sobre as desigualdades entre forncedor x consumidor, a conscientização sobre os crimes cometidos pelo fornecedor e os meios pelos quais o consumidor pode reivindicar direitos estabelecidos em lei.

Público-alvo: Curso destinado a qualquer pessoa interessada em obter conhecimentos sobre os direitos e deveres do consumidor.

Plano de curso:clique aqui

Carga-horária: 12 horas

 

O curso Consumo Saudável dentro e fora das escolas apresenta o projeto do Procon-MG inaugurado em 2019 que recebe o mesmo nome, informa sobre alimentação nutritiva, direito do consumidor, políticas públicas e cardápio escolar, promovendo reflexões acerca desses assuntos, bem como apresenta ações sistematizadas sobre segurança alimentar e nutricional.

O conteúdo que serve de base para o curso é produto da gravação audiovisual da Oficina sobre Segurança Alimentar e Nutricional: execução do projeto Consumo saudável dentro e fora das escolas, realizada presencialmente no dia 20 de fevereiro de 2019, em Belo Horizonte/MG.

Objetivo: Preparar os(as) participantes para aplicarem, no ambiente escolar, o projeto Consumo saudável dentro e fora das escolas.

Público-alvo: Educadores(as), gestores(as) escolares, representantes de órgãos e instituições que atuam na defesa do consumidor, nutricionistas e sociedade em geral.

Pré-requisito: Conhecimentos básicos em informática e acesso à internet.

Certificado: Não há emissão de certificado